Blog da Leardi

Morumbi, um dos bairros mais luxuosos de SP

  • 24/09/2021

O Morumbi, bairro situado em um dos distritos mais nobres de SP,  está localizado na Zona Oeste, apesar de ser comumente considerado da Zona Sul. 

A cerca de 15km do centro da capital, o Morumbi é consideravelmente afastado do centro e próximo aos Bairros: Butantã, Pinheiros, Vila Sônia, Vila Andrade e Itaim Bibi. 

Muito conhecido por sua arborização e seus casarões, atualmente o bairro conta também com grandes prédios e condomínios modernos. Fazendo com que a região seja cada vez mais valorizada por seus moradores.  


História 

O bairro do Morumbi é nada mais nada menos que o resultado do loteamento de chácaras e pequenas fazendas, descendentes da Fazenda Morumbi, propriedade cultivadora de chá pertencente ao inglês John Rudge, introdutor do chá da Índia no Brasil.

Acompanhando o crescimento, o engenheiro Oscar Americano iniciou, em 1948, o processo de urbanização da área e o povoamento. Trouxe também para o bairro a sua linda arborização e implantação de praticamente todas as espécies da Flora Brasileira. 


Mobilidade

A mobilidade do bairro é tão excelente quanto sua infraestrutura. 

No Morumbi, em questão de transporte público, há Estações de trem (Estação Morumbi - Linha 9-Esmeralda) e de metrô (São Paulo-Morumbi - Linha 4-Amarela), fora suas diversas linhas de ônibus que acessam os principais pontos da cidade. 

O bairro possuí fácil acesso a Marginal Pinheiros, Avenida Giovanni Gronchi e até ao Aeroporto de Congonhas. 


Lazer

No âmbito do lazer o bairro oferece diversas opções. 

Lá se encontra o luxuoso Shopping Cidade Jardim, Shopping Jardim Sul e os Parques ao ar livre Burle Max e Alfredo Volpi. Além do famoso Estádio Cícero Pompeu de Toledo. 

A região é repleta de padarias, restaurantes muito bem avaliados, escolas e hospitais como o Albert Einstein e o São Luiz. 


  • Palácio dos Bandeirantes

A edificação da atual sede do governo paulista foi construída em 1955 para ser a Universidade Fundação Conde Francisco Matarazzo, mas após a obra ser interrompida, o Governo do Estado assumiu o terreno. 

Em 1964, o nome “Bandeirantes” foi dado em homenagem aos exploradores do período colonial.

O Palácio dos Bandeirantes tornou-se também um museu em 1977, com cerca de 4.000 itens históricos e artísticos da cultura nacional. Aberto de terça a domingo, a entrada é gratuita e acompanhada por educadores.


  • Casa de Vidro

No bairro encontra-se a Casa de Vidro projetada por Lina Bo Bardi no início dos anos 50, um marco da arquitetura paulistana e uma das primeiras residências do distrito.

O jardim do imóvel modernista é um show a parte, com 7 mil m², planejado e plantado pela arquiteta.

Atualmente abriga o Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, que tem como objetivo promover a arquitetura, urbanismo e a arte popular nacional.

O instituto é aberto ao público de quinta a sábado com visitas guiadas.


  • Parque Alfredo Volpi

O Parque Alfredo Volpi, também é um destaque do distrito. Fundado em 1977 e com 142 mil m², o parque tem pista de cooper, trilhas para caminhada, três lagos com uma nascente natural, área para piquenique, playgrounds, bicicletário e estacionamento.

A flora predominante é a mata atlântica e mais de 100 espécies da fauna brasileira podem ser encontradas no parque. 

O nome do parque é em homenagem ao Alfredo Volpi, pintor ítalo-brasileiro, um dos artistas mais conceituados da segunda geração do modernismo. Suas obras são famosas pelas bandeirinhas e as casas  agrupadas. 


  • Estádio Cícero Pompeu de Toledo

O Estádio Cícero Pompeu de Toledo é a casa do time São Paulo Futebol Clube e recebe diversos eventos esportivos e shows.

Inaugurado em 1960 e mais conhecido como o Morumbi, o estádio tem capacidade para mais de 72 mil pessoas, o Morumbi é o terceiro maior estádio brasileiro e o maior de São Paulo, além de ser o maior estádio particular do Brasil.

Para conhecer o calendário de eventos do local, acesse o site do SPFC.


Mercado Imobiliário 

Apesar de sua luxuosidade e crescimento, o bairro não tem um dos metros quadrados mais caros da cidade. Tanto em casa, quanto em apartamento, o metro quadrado da região varia de 6.000,00 mil a 7.500,00 mil reais. 



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail